Malha Fina Imposto de Renda: o que é e como evitá-la?
Descubra como você pode fugir da Malha Fina do Imposto de Renda 2023.
Com o início do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes acabam compartilhando um medo em comum: serem pegos na temida Malha Fina.
Aqui, estamos falando do processo no qual a Receita Federal encontra inconsistências na declaração. Neste caso, enquadram-se desde dados incorretos, como também a falta de alguns documentos.
Desta forma, quem caiu na malha fina depois de ter entregado a declaração do Imposto de Renda acaba lidando com algumas consequências, como ter a sua restituição retida pela Receita.
Neste momento, é de suma importância tomar alguns cuidados, a fim de evitar ter qualquer tipo de problema. E, se você não sabe como fugir da malha fina, deixa que a gente pode te ajudar.
Para isso, preparamos um conteúdo com as melhores dicas para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 sem nenhum erro. Confira com a gente e tire todas as suas dúvidas.
Antes, aproveite para fazer o seu cadastro no Méliuz! Assim, você tem acesso aos melhores cupons de desconto da internet e, de quebra, também ganha muito cashback nas suas compras online.
O que é a malha fina?
Não tem como falarmos sobre a Declaração do Imposto de Renda 2023 sem mencionar a malha fina. Afinal de contas, ela é temida pelos milhares de contribuintes que precisam declarar os seus ganhos.
O termo malha fina diz respeito à conferência feita pela Receita Federal das declarações entregues pelos contribuintes. Logo, caso seja encontrado qualquer tipo de inconsistência ou erro, a declaração fica retida.
Sendo assim, são vários os fatores que fazem com que um contribuinte seja pego na malha fina. E, se você não sabe quais são, fique tranquilo! Veja com a gente alguns dos principais exemplos:
- Valores errados;
- Falta de documentos;
- Rendimentos omitidos;
- Dados cadastrais errados;
- Entre outros erros.
Além disso, a sua declaração de Imposto de Renda 2023 também pode acabar caindo na malha fina e, com isso, ficar retida, caso a Receita Federal tenha qualquer suspeita de fraude.
Muitos contribuintes acabam omitindo alguns valores, a fim de tentar burlar a Receita, seja no sentido de obter uma redução dos impostos devidos ou de tentar receber um valor a mais na sua restituição.
Não deixe de conferir o nosso conteúdo completo sobre as datas do calendário do PIS 2023
Como saber se fui pego na malha fina?
Descobrir se você caiu na malha fina é um processo mais simples do que muitos pensam ser. Neste momento, é muito importante que você tenha o costume de acompanhar o status da sua declaração.
Logo em seguida, será preciso acessar o portal da Receita Federal e conferir o que precisa ser corrigido na sua declaração. Sendo assim, confira com a gente o passo a passo completo:
- Acesse o portal e-CAC da Receita Federal;
- Faça o seu cadastro;
- Tenha em mãos o recibo da entrega da declaração;
- Acesse a opção “Meu Imposto de Renda”;
- Clique em “Processamento” e, logo em seguida, na opção “Pendências de Malha”.
Sendo assim, se constar qualquer tipo de pendência com a Receita Federal, você deverá realizar as devidas mudanças. Lembre-se sempre que é muito importante estar em dia com o Leão, ok?
Fui pego na malha fina: e agora?
Se a sua declaração do Imposto de Renda cair na malha fina, a sua restituição, caso ela exista, ficará presa. Com isso, será necessário retificar todas as informações que constam como erradas.
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um valor que, caso a Receita identifique que você pagou mais impostos do que deveria pagar, é devolvido para a sua conta.
Desta forma, o valor a ser restituído é depositado na conta corrente ou poupança que você informar na sua declaração. Sendo que o pagamento é feito em lotes, que começam em maio.
Nada melhor do que ter uma graninha extra que você não esperava ter, né? Portanto, para ter acesso à ela, é muito importante tomar alguns cuidados no momento de enviar a sua declaração.
E, para te ajudar a fugir da malha fina do Imposto de Renda 2023, selecionamos algumas dicas super valiosas para você! Continue acompanhando e saiba como declarar o IR de forma correta.
Como fugir da malha fina?
A declaração do Imposto de Renda 2023 é um momento que exige muita atenção e cuidado por parte dos contribuintes. Afinal, como foi possível perceber, qualquer erro pode custar caro.
Logo, se você não quer ser pego na malha fina e, assim, ver a sua restituição correr perigo, existem alguns cuidados que devem ser colocados em prática. Que tal conhecê-los agora mesmo?
Aproveite também para conferir quais são as melhores formas de ganhar dinheiro na internet
1. Separe todos os documentos com antecedência
Se você é uma daquelas pessoas que deixa tudo para a última hora, chegou o momento de mudar isso e parar de correr riscos desnecessários, ok?
Deste modo, após entender que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começa no dia 15 de março, aproveite para reunir todos os documentos com antecedência.
Neste momento, estamos falando não somente dos seus documentos pessoais, como também recibos de rendimentos, qualquer tipo de gasto dedutível, comprovantes, entre outros.
Ao deixar para enviar a declaração somente nos últimos dias, maiores são as chances de se esquecer de alguma informação. O que aumenta a probabilidade de ser pego na malha fina.
2. Cuidado na hora de informar dependentes
É muito importante que você também tenha cuidado na hora de informar quais são os seus dependentes. Aqui, não se esqueça que será preciso declarar todos os rendimentos referentes à eles, ok?
O mesmo vale para os dependentes menores de idade. Ou seja, se você possui um filho menor de 18 anos, também será necessário informar os seus dados na declaração do Imposto de Renda.
3. Atenção com os erros de digitação
Todos nós estamos sujeitos a erros de digitação, certo? Por isso, quando você for preencher a declaração do Imposto de Renda, tome cuidado para não cometer nenhum erro.
Ou seja, caso você erre um dígito de um determinado valor, a Receita Federal pode reter a sua declaração. E, ninguém quer cair na malha fina por conta da falta de atenção, não é mesmo?
Portanto, antes de declarar o Imposto de Renda, você deve fazer uma revisão de todos os dados. Logo, caso encontre qualquer tipo de erro, você terá tempo de sobra para corrigir.
4. Não omita nenhum valor
Você possui imóveis, veículos e outros bens no seu nome? Pois saiba que também será necessário informá-los no momento de preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda 2023.
Desta forma, não omita nenhum valor quando o assunto são os seus bens! Lembre-se sempre que o valor que deve ser informado não é o de mercado, mas sim o referente à aquisição, tudo bem?
5. Fique de olho no status da declaração
Declarou o Imposto de Renda 2023? Logo em seguida, você deve acompanhar o status da sua declaração. Afinal, a Receita pode demorar até 48 horas para checar os seus dados com outras instituições financeiras.
Se for encontrado algum erro ou inconsistência na sua declaração, você terá que fazer a correção de tais informações. Assim, você não corre o risco de cair na malha fina e lidar com as consequências negativas.
6. Tenha um planejamento financeiro
Se você não tem o costume de organizar as suas finanças e ter um controle financeiro, é bom começar a pensar em mudar isso. Afinal, é muito importante ficar de olho nas suas movimentações.
Para evitar ser pego na malha fina, você precisa ter um planejamento financeiro. Com ele em mãos, será possível ter uma fonte confiável de informações para informar toda e qualquer dado financeiro;
Inclusive, o planejamento financeiro será fundamental para a sua vida como um todo. Ele será o responsável por controlar os seus gastos, dando o perfeito entendimento de onde você gasta o seu dinheiro.
Já sabe como não cair na malha fina?
Fugir da malha fina é uma tarefa mais fácil do que muitos imaginam ser. Isso porque basta preencher a declaração do Imposto de Renda 2023 da forma correta que você não terá problemas.
No entanto, se mesmo assim você for pego pela Receita Federal, não precisa se desesperar. Neste momento, o contribuinte precisa corrigir cada informação errada e, assim, liberar a restituição.
Agora, se você não fizer a retificação da sua declaração do Imposto de Renda, a situação pode se complicar. Afinal, a Receita Federal poderá cobrar uma multa que pode chegar a valores altos.
Além disso, é fundamental ressaltar a importância de enviar a declaração. Contribuintes que não declaram o Imposto de Renda também precisam arcar com o pagamento de uma multa a partir de R$ 165,74.
Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a declaração do IR e entendeu como fugir da malha fina, basta informar os seus dados da forma correta.
Boa sorte!